Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles -
Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa

 Gaita-de-fole   |   Sócios   |   Actividades |   Notícias   |   Escola de Gaitas   |   Comprar   |   Orquestra de F.Documentos | Links | Contactos

« Principal « Um Mundo de Gaitas « Uilleann Pipe
Um Mundo de Gaitas
Gaitas de Fole de todo 
o Mundo...
História
Origens, expansão, diversidade...

Gaita-de-fole em Portugal
Distribuição, tipos, contextos...

Morfologia
O que é uma
Gaita-de-fole?...

 
  
  
 
  
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Uilleann Pipe ou Phìob Uilleann
Irlanda


Exemplo de um "Full Set" de Uilleann Pipe, com roncos baixo, barítono e tenor e três "regulators" (foto: cortesia Museu da Gaita de Xixón, Astúrias)

Irlanda

Até ao século XVIII, eram comuns na Irlanda gaitas de configuração muito semelhante à Great Highland Bagpipe, conhecidas por War Pipes. A influência da música barroca - que constitui grande parte das raízes da actual música tradicional irlandesa -, também deixou a sua marca nas gaitas mais conhecidas e exportadas deste país. A Uilleann Pipe é possivelmente uma adaptação da Musette de Cour francesa, tratando-se de uma das gaitas mais complexas hoje existentes.
O nome “Phìob Uilleann” é irlandês e significa “Gaita de cotovelo” (uma referência ao fole mecânico insuflador) e os primeiros modelos do género surgiram no Século XVIII.

Uilleann Pipe ou Phìob Uilleann (264kb)
Excerto de Uillean Pipe, por Seamus Ennis (Irlanda).

É um dos poucos tipos de gaita capaz de emitir uma escala cromática com duas oitavas completas, possuindo inclusivamente a capacidade de fazer “staccattos” (tapando o extremo inferior do tubo melódico ao pressioná-lo contra a perna), o que é extremamente raro em instrumentos deste género - neste aspecto, apenas a Northumbrian Pipe lhe é equiparável. A Uilleann Pipe é tocada na posição sentada, com os bordões colocados lateralmente e assentes no regaço do tocador. Possui dois foles: um mecânico, para insuflação, e que é accionado pelo braço direito; e outro flexível, que armazena o ar e é pressionado pelo braço esquerdo, à semelhança do que sucede na Cabrette e na Musette de Cour francesas ou na Northumbrian Pipe (da Northumbria, Norte de Inglaterra).


Tocadores de Uilleann pipe (foto: cortesia de Paul Eliasberg).

Os bordões, fixados num "main stock" - buxa comum, que tem a possibilidade de ser obturada -, podem ser até quatro: Barítono, Baixo, Tenor e Contrabaixo. Por vezes, pode incluir na mesma buxa um ou mais "Regulators", até um máximo de três. Trata-se de tubos que possuem chaves para emitir tons isolados, os quais acompanham a melodia (algo como ponteiros fechados, que emitem sons se as chaves forem accionadas com os dedos, pulso ou antebraço direito). Por vezes existem versões mais simples, chamadas de "practice set" ("modelo para prática"), que são utilizados na fase inicial da aprendizagem. Geralmente, à medida que esta evolui e de acordo com as preferências do tocador, podem ser acrescentados mais tubos sonoros, num número máximo de sete.
Este tipo de gaita, pela sua complexidade, tem técnicas de construção muito rigorosas e só bons artesãos são capazes de as construir com boa qualidade; os preços são por norma, elevados.


Um dos primeiros quartetos de Uilleann Pipe, o Rowsome Quartet, foi fundado nos anos 20 do Séc. XX. Da esquerda para a direita: Michael Paidin, Leo Rowsome, Tom Rowsome, Eddie Potts. (foto: cortesia de Kevin Rowsome).

Hoje, depois de um período de declínio no início do Século XX, este é um instrumento extremamente popular, não só na Irlanda, mas também em muitos países Anglo-Saxónicos de emigração irlandesa (Estados Unidos da América, Austrália, etc) e as suas características musicais fizeram com que muitos grupos europeus dedicados à música "Folk" a adoptassem como um dos instrumentos principais. Também não é raro vê-la ser tocada com orquestras sinfónicas.

Links:

Kevin Rowsome - Três gerações de Uilleann Pipes
www.kevinrowsome.ipfox.com

Kevin Rowsome é neto do mítico gaiteiro irlandês Leo Rowsome, com quem aprendeu a tocar a partir dos seis anos de idade, tendo continuado a aprendizagem, após a sua morte em 1970, com o seu pai, Leon. No seu site podemos encontrar muitas informações sobre a biografia de três gerações de tocadores de Uilleann Pipe e acompanhar, de certo modo, a história do renascer da Uilleann Pipe na Irlanda.

Na Píobairí Uilleann
www.pipers.ie
O site da "Na Píobairí Uilleann" (associação de tocadores de Uilleann Pipe) pretende ser um ponto de encontro, recursos e notícias da comunidade de tocadores desse instrumento.



Associação Gaita de Foles, 2003 - Direitos Reservados

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de F. | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados