Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Grupos « Sendim: Sons da Terra
.
 

Sons da Terra

Centro de Música Tradicional

Apresentação geral do Centro

Parcerias

Funcionamento

 

 

 

Sendim: Sons da Terra
Centro de Música Tradicional


O Centro de Música Tradicional Sons da Terra, criado no início do ano de 2002 em Sendim, avança a passos largos na promoção da cultura tradicional do nordeste transmontano do nosso país. 

Este centro foi criado pela Sons da Terra, tendo em vista a responder às necessidades das entidades e pessoas individuais que actuam na promoção e investigação da música tradicional no nordeste transmontano do nosso país - e que agora podem encontrar neste local um conjunto de estruturas, estratégias e materiais para obter um melhor enquadramento.

O Centro de Música Tradicional tem na mira um vasto leque de actividades, que vão desde os cursos e a formação, passando pela organização de festivais, colóquios, conferências e concertos - sendo, contudo, uma das suas principais vocações o tratamento, catalogação e disponibilização de recolhas sobre as tradições transmontanas, através de um conjunto muito alargado de materiais (sons, filmes e documentação variada).

Entretanto, já estão a decorrer um vasto número de actividades organizadas no âmbito deste Centro de Música Tradicional, como é o caso do "I Curso de Iniciação de Instrumentos Tradicionais do Planalto Mirandês" (gaita de foles, flauta pastoril, caixa e bombo), que se iniciou em Janeiro e que terminará em Junho do corrente ano, frequentado por 25 alunos residentes nos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.

A biblioteca do Centro (integrando cerca de 2000 volumes consagrados, directa ou indirectamente, à temática da música tradicional, portuguesa e europeia) e a fonoteca (integrando cerca de 4000 discos, cerca de 200 horas de recolhas musicais da tradição oral, além de filmes e arquivos documentais fotográficos) têm sido frequentadas por estudiosos universitários e amantes das músicas tradicionais, tendo mesmo já sido iniciadas cooperações para estudos científicos sobre a matéria.

O Centro de Música Tradicional "Sons da Terra" tem também prosseguido no trabalho de recolhas musicais da tradição oral (incidindo fundamentalemnte sobre o Nordeste Transmontano mas também pelas restantes regiões do Norte de Portugal), bem como tem levado a cabo acções de dinamização das associações locais. Registam-se já algumas edições discográficas e bibliográficas, de acordo com os planos editoriais previamente definidos:

Cantigas Sem Tempo: Cantos Polifónicos do Baixo Minho, recolhidos em S. Pedro de Rates e Póvoa de Varzim.

Ecos do Passado. Vozes do Futuro: Recolha de literatura oral dos Concelhos de Vinhais e Chaves, da autoria de 
Celina Fernandes.

Os Doces da Tia Rosa/Ls Doces de la tie Rosa: Recolha da gastronomia mirandesa, da autoria de Carla Lobo, em edição bilingue (portugês e mirandês).

Lhonas, Lindianas, Sacadielhas, Cuntas de l Camino i outras cuntas: Livro escrito em mirandês (incluindo um CD com a leitura de parte do mesmo) por Carlos Ferreira.

Las Fraitas: Recolha do repertório dos tamborileiros mirandeses Aureliano Ribeiro, Angelo Arribas, Célio Pires 
e Abílio Topa.

Heranças Gaiteiras: Recuperação do repertório do gaiteiro António Fernandes (Urrós, Mogadouro, 1899-1988) e recolha do repertório de seu neto, Henrique Fernandes (Sendim, Miranda do Douro).


O Centro de Música Tradicional Sons da Terra vai programar e produzir eventos como o "Festival Sons da terra" (que decorrerá habitualmente em Maio em quatro cidades/vilas do Nordeste Transmontano - um evento que foi classificado em terceiro lugar a nível nacional pelo IPAE/Ministério da Cultura em termos de apoios para 2002), "I Festival Intercéltico de Vizela" (que decorrerá nos dias 7 e 8 de Junho de 2002) e III "Festival Intercéltico de Sendim" (em cooperação com a Mirai Qu’Alforjas – Associação da Juventude de Sendim, que decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Agosto de 2002, evento que foi classificado em primeiro lugar a nível nacional pelo IPAE/Ministério da Cultura em termos de apoios para 2002).

Na sequência de anteriores realizações da Sons da Terra, o Centro de Música Tradicional vai ainda realizar em 2002 o II Congresso da Gaita de Foles e as II Jornadas de Música Tradicional Mirandesa. E, ao longo do ano, serão promovidos colóquios e conferências, workshopps e concertos, de algum modo relacionados com o Curso instrumental que atrás referenciamos.

Nas suas instalações encontram-se actualmente exposições sobre gaiteiros (da autoria de Rui Lobo), sobre tocadores populares bretões de biniou koz (gaita bretã) e tocadores tradicionais do Norte de Itália. Muito brevemente será inaugurado no Centro um espaço vocacionado para a música ao vivo em ambiente de café-concerto (graças ao empenhamento da Junta de Freguesia de Sendim e da Câmara Municipal de Miranda do Douro).

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados