Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Cultura Popular Ainda Existe?
.

Espaco.jpg (632 bytes)
   
Espaco.jpg (632 bytes)
   
Espaco.jpg (632 bytes)
   
Espaco.jpg (632 bytes)
   
Espaco.jpg (632 bytes)

A Cultura Popular
(Ainda) Existe?

De 22 a 25 de agosto de 2002

Encontro com o Circolo Gianni Bosio de Roma 
e a Lega di Cultura di Piadena, pela Associação Abril em Maio.
Exposição de fotografia, filmes, concertos de música popular, seminários e debates.

A Associação Abril em Maio vai realizar entre 22 e 25 de Agosto próximo um encontro com elementos do Circolo Gianni Bosio (de Roma) e da Lega di Cultura di Piadena (com quem mantêm contactos regulares) subordinado ao tema “A cultura popular (ainda) existe?”, na sua sede, no Regueirão dos Anjos 68,
em Lisboa.
Partindo do interessantíssimo trabalho de recolha e divulgação da tradição popular destas duas organizações italianas e dos cantos populares italianos (bastante desconhecidos em Portugal, mas que a Abril em Maio tem divulgado através dos CDs que tem à venda e que são regularmente enviados de Itália) será enriquecedor para o debate desta questão, quer para aqueles que trabalham no domínio da “tradição” e do “popular” – músicos, estudiosos de literatura, etnólogos, antropólogos – quer para o público em geral.

A exposição de fotografia continuará patente na sua sede até 15 de Setembro.

A Abril em Maio organizou, em 1996, duas exposições de fotografia de Giuseppe Morandi em Lisboa (“quem trabalha a terra na baixa padana” na Galeria da Mitra e “Ventunesima Estate” na ZDB) que circularam em 1997, com o apoio do INATEL por todo o país, e que editou a propósito um catálogo ainda à venda na sua sede.


::PROGRAMA

QUINTA-FEIRA 22 DE AGOSTO

18:00h Abertura da EXPOSIÇÃO de FOTOGRAFIAS de GIUSEPPE MORANDI dos camponeses dos anos 60 aos imigrantes de 2000

Antologia fotográfica a partir das exposições “Quem trabalha a terra na baixa padana” e “La mia Africa”

Conversa com Gianfranco Azzali (presidente da Lega di Cultura di Piadena) e Alessandro Portelli (presidente do Circolo Gianni Bosio)

Música popular portuguesa: Vozes do Cramol

22:00h Filmes de Giuseppe Morandi
excertos da recolha “I Paisan” (filmes dos anos 50, 60 e 90)
Comentários de Jorge Silva Melo e José Manuel Costa*


SEXTA-FEIRA 23 DE AGOSTO
 
18:00h 
O que é o Circolo Gianni Bosio 

Com Alessandro Portelli, Diego Lucifreddi, Susanna Cerboni
Apresentação do CD “Vent’anni e piu” (música popular italiana dos anos 70 e seguintes)

22:00h CONCERTO de música popular italiana
I GIORNI CANTATI DI CALVATONE E PIADENA

SÁBADO 24 DE AGOSTO

15:00h Seminário (aberto ao público) sobre recolha e arquivos da tradição popular 

18:00h Debate: O QUE “POPULAR” QUER DIZER
Com a participação de elementos do Circolo Gianni Bosio, da Lega di Cultura di Piadena, etnólogos, músicos e estudiosos de literatura popular: Paulo Lima (Oficina do Património de Portel/Poesia Oral no Sul e Resistência), João Paulo Reboucho e Ana Carrapato (Estagiários do Museu Nacional de Etnologia/Arquivos Sonoros), Pedro Jardim (Sons e sonoridades do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina), Pedro Félix (Instituto de Etrnomusicologia), Filipe Reis (ISCTE/Rádios locais e a reinvenção cultural), Rui Cidra eTeresa Fradique* (O Rap e os limites do popular), Mário Correia (Sons da terra, recolha, arquivo, edição de música popular transmontana), José Neves (ISCTE/Popular, populismo, política), Paulo Raposo (ISCTE/Moderador).

22:00h CONCERTO de música popular italiana
GIOVANNA MARINI e SARA MODIGLIANI

DOMINGO 25 DE AGOSTO

13:00h
ALMOÇO-FESTA com música popular portuguesa e italiana (vozes, tocadores, gaiteiros, contadores de histórias, “dezedores” de décimas, rapers, com conversa entre todos os participantes - especialistas, artistas, curiosos, amadores, amantes - a (des)propósito de “onde mora o popular... nas artes de hoje”


::Mais Informações

Quem é Giuseppe Morandi?
Giuseppe Morandi nasceu em Piadena em 1937 e viveu sempre nesta pequena aldeia (3 000 habitantes) da grande planície do Pó. Aos vinte anos, em 1957, faz a sua primeira curta metragem “Morire d’estate” (“Morrer de verão”) sobre um rapaz afogado no rio. Seguem-se outros documentários, entre os quais: “Cavalo Ciao” (“Adeus Cavalo”) de 1967 (sobre como se mata um cavalo) e “El Calderon” de 1989 (sobre uma grande casa rural abandonada).

Mas a fama agora internacional Morandi deve-a à sua pesquisa fotográfica, publicada nos seguintes volumes: I Paisan” (1979); “Volti della Bassa Padana” (1984); “Cremonesi a Cremona” (1987); “Quelli di Mantova” (1991); “Gesichter der Poebene” (Berlim, 1993); “Ventunesima estate”(1995), “La Mia Africa” (2001) 

Inúmeras as exposições em Itália e no estrangeiro. Em Portugal, em 1996, foram promovidas duas pela Associação Cultural Abril em Maio: “Quem trabalha a terra na baixa padana” (1948-1985) na Galeria da Mitra, em Lisboa (e em circulação por todo o país em 1997) e “Ventunesima Estate” na ZDB em Lisboa (e em circulação por todo o país em 1997).


Exposição antológica de fotografias
A exposição é constituída por 80 fotografias em pequeno formato (memória da exposição “Quem trabalha a terra na baixa padana” centrada nos camponeses de Piadena e naqueles que deixaram de o ser) e 16 otografias 70m X 100cm da sua mais recente exposição “La mia Africa” (sobre os actuais imigrantes em Piadena).

Na inauguração, haverá um colóquio em que participarão, entre outros, Gianfranco Azzali (presidente da Lega di Cultura di Piadena, fundada também por Giuseppe Morandi) e Sandro Portelli (professor na Universidade de Roma e presidente do Circolo Gianni Bosio).

A exposição estará patente ao público até 15 de Setembro.


Projecção de filmes
A obra filmíca de Giuseppe Morandi foi projectada em 1999 no festival de Locarno e encontra-se reunida numa cassete vídeo editada pela Cineteca Bologna.

Marco Muller, ex-director do Festival de Locarno, escreve sobre o cineasta Giuseppe Morandi: “conta a história de gente e de peças do mundo que conhece bem, privilegia o ‘pequeno’ sem pretender agigantá-lo, não se demora em soluções formais e paisagísticas, mas foca directamente as pessoas e os seus animais”[...]

Do conjunto da obra fílmica de Giuseppe Morandi, serão projectados em Lisboa os seguintes filmes: El Pasturin (1956), Jon, du, tri, quater sac (1967), Tonco, la festa del tacchino (1967), El Calderon (1991).

I Giorni Cantati di Calvatone e Piadena
Grupo de música tradicional constituído por 4 cantores de Calvatone e de Piadena (planície do Pó) de origem camponesa com discos editados pela Lega di Cultura di Piadena e o Istituto Ernesto de Martino (de Florença) constituídos por recolhas de canções tradicionais. Alguns dos elementos trabalharam com Gianni Bosio.

Giovanna Marini
Cantora italiana. Nascida em Roma numa família de músicos, estudou guitarra clássica.
Nos anos 60, integrou um grupo de intelectuais de que faziam parte Italo Calvino, Pasolini, Gianni Bosio, entre outros, e começou a interessar-se pelo canto social e pela história oral cantada. Participa nas inciativas do “Novo Cancioneiro Italiano”. Trabalhou com Dario Fo. Compôs para o cinema. Ensina etnomusicologia. 
Autora de inúmeras obras e arranjos musicais. Em 1999 fez dois concerto em Lisboa, no CCB onde regressou em 2000 depois de ter actuado no Teatro Viriato (Viseu). 


Sara Modigliani
Cantora de música popular italiana. Começou a cantar nos anos 70, com a fundação do “Canzoniere del Lazio”, e logo a seguir com Giovanna Marini e o grupo “La 
Piazza”. Dois discos marcantes: "Milandè" e "Amore piccolino fatte grande…" Último trabalho "Barcarolo Romano"


O que é Circolo Gianni Bosio?
Fundado em 1969, é a primeira organização que começou a fazer a recolha da cultura popular (música, história oral) do Lácio, não tendo até hoje interrompido esse trabalho. Tem sede em Roma e é presidida por Alessandro Portelli, professor na Universidade de Roma.

Construiu um arquivo de registos de cultura popular dos mais importantes – se não o mais importante - de Itália. Tem participado em congressos nacionais e internacionais, cursos de formação para agentes culturais, seminários; tem organizado grupos musicais, produzido espectáculos e editado discos. Fundou uma escola de música especializada em música popular. 

Giovanna Marini e Sara Modigliani colaboram com esta associação e actuam frequentemente nas suas realizações.


O que é a Lega di Cultura di Piadena?
Fundada em 1967, a Lega di Cultura di Piadena – Piadena é uma pequena povoação da Planície do Pó onde a agricultura foi determinante – tem desenvolvido uma actividade regular onde se destacam as recolhas de canções tradicionais e a sua divulgação, a edição de textos e livros que abordam a cultura popular, as exposições de fotografia e os filmes de Giuseppe Morandi.

Desde 1996, ano em que organizou duas grandes exposições de Morandi em Portugal, a Associação Abril em Maio mantém relações regulares com esta “Lega”. 
Vários dos seus elementos (nomeadamente o presidente, Gianfranco Azzali) têm-se deslocado a partir de então a Portugal para participar em colóquios sobre cultura e associações e elementos da Abril em Maio têm se deslocado a Piadena para participarem no Colóquio anual que a Lega organiza. 

Quem é Alessandro Portelli?
Nasceu em Roma em 1942. Licenciado em direito e em línguas e literaturas estrangeiras modernas. Actualmente professor de literatura anglo-americana na Universidade de Roma (“La Sapienza”). Dirige a revista de estudos americanos “Acoma”. Participou no trabalho do Istituto Ernesto de Martino (Florença) e é presidente do Circolo Gianni Bosio (Roma). Autor de numerosas publicações sobre cultura oral e música popular italianas e norte-americanas.

fonte: Associação Abril em Maio

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados