Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Chocalhos 2003
.

 

Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Chocalhos 2003
Caminhos da Transumância

Fundão, 18 a 21 de Setembro de 2003


Foto: Gaita gastorenha (Cadiz, Espanha) Autor: Pablo Fernandez


Nos dias 18 a 21 de Setembro decorre no Fundão o "Chocalhos 2003: Caminhos da Transumância". Trata-se de um evento que pretende lembrar as antigas rotas da transumância e do pastoreio, assim como as músicas e instrumentos pastoris a ele associados, as práticas musicais hoje já quase esquecidas e a transumância como veículo de cultura, que aproxima “gados, gentes e horizontes”.
Este evento acolhe também conferências, oficinas de música, exposições, uma Feira Franca e um Encontro de Tocadores de Instrumentos Musicais Pastoris. A Associação Gaita de Foles estará presente, com uma exposição e palestra sobre a gaita de foles, com a presença de Victor Félix e Miguel Costa.


O Chocalhos 2003 - Caminhos da Transumância no Fundão é o reviver de uma época em que, por esta altura, os gados percorriam o concelho do Fundão em busca de pastos frescos. Este evento reflecte a importância que o Município do Fundão tem vindo a atribuir a esse valioso património histórico-cultural. Exposições, oficinas de música com chocalhos, uma feira franca pelas ruas de Alpedrinha e um Encontro de Tocadores de Instrumentos Musicais Pastoris, pretendem contribuir para esse esforço de melhor perceber e aproximar “gados, gentes e horizontes”.

No próximo dia 18 de Setembro, pelas 18h30, é inaugurada a exposição “Matérias de Solidão”, na Casa Museu do Salgueiro, no concelho do Fundão. Uma exposição através da qual é possível ter uma visão mais próxima do quotidiano do pastoreio e dos objectos que o povoavam. São objectos que preenchiam a solidão do pastor, que o auxiliavam no seu trabalho e que constituem hoje um valioso património da nossa memória colectiva.

Nos dias 20 e 21 de Setembro, irá decorrer, no Clube Desportivo da Capinha, uma oficina de música com chocalhos, denominada “Chocalhada”. Esta oficina será ministrada por Marcos Cavaleiro e Jorge Queijo, músicos do grupo de percussão Campânula Hermini. Este projecto, que já passou pelo Festival da Transumância do Fundão, surgiu em 2001 e o resultado da sua música é uma fusão onde os sons tradicionais se combinam com os ritmos e sonoridades modernas. O último dia da oficina, dia 21 de Setembro, contará com todos os elementos dos Campânula, que realizarão um concerto de encerramento da Chocalhada.

Um dos pontos altos deste Festival será no dia 21 de Setembro. Pelas 8 horas da manhã haverá uma caminhada com um rebanho desde a Praça do Município até Alpedrinha. Um percurso pedestre que todos os participantes poderão fazer pelas antigas rotas seguidas pelos rebanhos transumantes que, em migração, atravessavam o Fundão.

Ainda nos dias 19 e 20 de Setembro, haverá um Encontro de Tocadores de Instrumentos Musicais Pastoris, no Teatro Clube de Alpedrinha. Este evento é um encontro de músicos portugueses e espanhóis, muitos deles eminentes estudiosos da etnografia polifónica regional. Através de concertos didácticos, conversas abertas e exposição dos próprios objectos, ficaremos a conhecer melhor instrumentos como a bandurria das Astúrias, a gaita de foles de Zamora e Trás-os-Montes, a flauta de osso de asa de abutre ou a flauta de tamborileiro. Tudo enquadrado por contos romanceiros, histórias de amor/drama perpetuados por via oral e cuja ancestralidade remonta a uma sempre mítica idade medieval.

Durante o evento irá decorrer também um ciclo de conferências sobre instrumentos musicais pastoris com a presença de destacados especialistas como Daniel Garcia, José Rámon Cid Cebrián, Victor Félix, entre outros. Ainda entre os dias 19 e 21 de Setembro irá decorrer uma Feira Franca, em Alpedrinha. Durante o Festival, as ruas de Alpedrinha vão encher-se de vida com a Feira Franca, animação de rua e diversos concertos.

O Chocalhos 2003 é um evento com a organização da Câmara Municipal do Fundão e que conta com o patrocínio do programa Interreg III e a colaboração das Juntas de Freguesia de Alpedrinha, Capinha, Escarigo e Salgueiro.

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados