Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « IV Encontro Nacional de Gaiteiros
.

4º Encontro Nacional de Gaiteiros - Fundão 18 e 19 de Setembro de 2004 
Imagem: Ilustração portuguesa do Séc. XV.
© Biblioteca Pública Municipal do Porto, Ms.- 622, f. 73v.

 

Espaco.gif (821 bytes)
Encontro Nacional de Gaiteiros
Reportagens e fotos das edições anteriores do Encontro Nacional de Gaiteiros, desde 2001

  
Programa e Participantes
Conheça o programa e as quase duas centenas de participantes desta quarta edição do Encontro de Gaiteiros...
  
Chocalhos 2004
Chocalhos 2004 - Festival dos Caminhos da Transumância: programa completo.
  
Alojamentos
Para aproveitar ao máximo os dias que se adivinham de festa e Encontros, divulgamos uma lista de instalações para estadia no concelho do Fundão...
  
Contactos
E-mail: 
[email protected]

Telefones: 963300467

 
Organização
Associação Gaita de Foles

Alto Patrocínio
Fundão - Câmara Municipal

Apoio

Ministério da Cultura
IA - Instituto das Artes

Apoio à Divulgação 
Attambur.com - Músicas do Mundo
Fnac
Espaco.gif (821 bytes)
Quem somos?
Conheça melhor todas as actividades da Associação Gaita de Foles; recuperação, estudo e divulgação de música portuguesa e internacional de gaita de foles: escolas, publicações, grupos musicais, apoio e investigação...

Espaco.gif (821 bytes)
Som: "Nordeste" - Gaiteiros de Lisboa, "Macaréu"
Composição: José Manuel David; Aduf 2002.
www.gaiteirosdelisboa.com

Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

4º Encontro Nacional de Gaiteiros
O Encontro de todos os Gaiteiros
Fundão - 18 e 19 de Setembro de 2004


IV ENG: Foto-Reportagem


O IV Encontro Nacional de Gaiteiros realizou no Fundão, nos dias 18 e 19 de Setembro, mais uma edição  coroada de sucesso. Foram às centenas os Gaiteiros vindos de todo o país e foram muitos os momentos de música, convívio e conhecimento proporcionados por esses dois dias. Encontros, Exposições, Desfiles, Concertos e muita música foram registados numa reportagem fotográfica que tenta trazer um pouco do Encontro de Gaiteiros a todos aqueles que não puderam estar presentes. Venha ver e (re)descobrir um País de Gaiteiros!


Um País de Gaiteiros
Foi nos dias 18 e 19 de Setembro de 2004 que decorreu a Quarta Edição do Encontro Nacional de Gaiteiros, (inserido no festival Caminhos da Transumância) e organizado pela Associação Gaita de Foles, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão; um evento único que acolhe gerações de gaiteiros de todo o país, do Minho, Trás-os-Montes, Coimbra, Litoral centro, Estremadura e Península de Setúbal, para dois dias de redescoberta de uma parte da cultura portuguesa, ainda quase desconhecida. O tema forte deste ano são os instrumentos do Ciclo Pastoril - onde se insere, claro, a Gaita-de-fole.

Gaita-de-foles?
É comum, ainda hoje, que as pessoas associem imediatamente "gaita-de-foles", com a Escócia.
Na verdade, a gaita-de-fole é um instrumento com muitas variantes em todo o mundo, que não se resume apenas à gaita escocesa, tal como é popularizada nos meios de comunicação. Em toda a Europa podem encontrar-se instrumentos desse género, com muitas afinações, formatos e modos de tocar, muito diferentes entre si - e que no entanto, pertencem à mesma família de instrumentos musicais: as gaitas-de-fole.
Em todo o mundo há centenas ou mesmo milhares de tipos diferentes: na França, Alemanha, Espanha (na Galiza, Catalunha, Astúrias, Aragão, etc) Reino Unido, nos países do Leste da Europa, também na Túnisia e Argélia, ou no Sul da Itália, na República Checa ou na Suécia, para citar apenas alguns exemplos. Em Portugal, também existem instrumentos do mesmo género, e com formas bem portuguesas, únicas em todo o mundo.

Gaitas, em Portugal?
Saiba mais sobre as gaitas-de-fole do nosso país: instrumentos, regiões, gaiteiros, características, identidade...

Vidas: Histórias de Gaiteiros
Quem são os nossos gaiteiros? As vidas e as histórias de gerações de músicos...

Programa e Participantes
Conheça o programa e as quase duas centenas de participantes desta quarta edição do Encontro de Gaiteiros...


Portugal: Contributo para a Diversidade

A gaita-de-fole é um instrumento profundamente enraízado na cultura e música portuguesas. Desde a fundação da nacionalidade, em pleno período medieval, existem numerosos testemunhos e documentos que nos falam de gaiteiros e de gaitas de fole como um instrumento muito popular e amplamente distribuído por todo o espaço nacional.
É sobretudo a partir do século XVIII que o instrumento conhece o seu declínio, com a implantação de novos instrumentos e práticas musicais e o abandono progressivo da gaita-de-fole.
Hoje, pouca gente considera este instrumento como "típicamente português" e no entanto, muitos habitantes das nossas cidades lembram ainda o gaiteiro nas festas dos espaços rurais dos pais ou avós, nas memórias difusas da infância e dos momentos das férias passadas "na terra", marcas da passagem acelerada de uma sociedade rural para um país industrializado e urbano.

E no entanto, ainda existem gaiteiros. E muitos, sobretudo no espaço rural, continuam a tocar e a construir instrumentos que chamam a atenção de etnógrafos tão conhecidos como Michel Giacometti, Ernesto Veiga de Oliveira, entre tantos outros.
É importante apontar para o facto de que muitos estudiosos e gaiteiros estrangeiros consideram importantíssimo que Portugal descubra a riqueza que ainda tem nesse instrumento - que os surpreende e lhes traz novos dados sobre a sua provável história.
Uma riqueza e diversidade surpreendente, de Gaitas no Minho, no litoral oeste e nos Círios da Estremadura e península de Setúbal a sul do Tejo, Gaitas Transmontanas no noroeste e planalto mirandês, Gaitas de Coimbra, que se podem encontrar nas aldeias em redor dessa região. E muitos gaiteiros, construtores e músicos, que são em algumas regiões, figura central dos festejos sazonais: "não há festa sem gaiteiro". À imagem de outros países, também Portugal tem gaitas-de-fole, quase desconhecidas para o grande público - mas tão ricas e tão importantes como aquelas que se tocam na Escócia, Bulgária, França ou Turquia.

Encontro Nacional de Gaiteiros
O Encontro de Gaiteiros traz todos esses músicos para um encontro à volta da sua música e dos seus instrumentos e também para junto de um público que pode assim descobrir a variedade e a riqueza do instrumento e dos seus tocadores, ainda relativamente desconhecida. Este é, de resto, um festival desenhado à imagem de muitos outros que acontecem por toda a europa, em países onde a gaita-de-fole tem uma representatividade social de grande importância.
As três edições anteriores trouxeram momentos de surpresa para muitos; gaiteiros que se julgavam sozinhos e os últimos da sua arte descobriam com entusiasmo a vitalidade do instrumento por todo o país, trocavam experiências, repertório, truques e técnicas do ofício entre gaiteiros. 
Mas sobretudo, transmitiam os seus conhecimentos a uma nova geração de gaiteiros, a mesma que organiza estes encontros, lê e ouve publicações etnográficas, frequenta festivais relacionados com a música tradicional e gaitas-de-fole e vive afastada dos contextos rurais da tradição.
A edição deste ano contará com a presença de perto de 150  participantes, oriundos do Minho, Trás-os-Montes, Estremadura, Coimbra, Litoral Oeste e Península de Setúbal - praticamente todo o país estará representado.

Exposição: Um Mundo de Gaitas
Para além dos concertos e convívio entre o público e os gaiteiros de todo o país, este Encontro de Gaiteiros é também uma oportunidade didáctica. Ao longo de todo o encontro estará patente uma exposição de Gaitas-de-fole de todo o mundo, salientando a variedade e diversidade do instrumento, no seu contexto europeu e asiático, norte-africano, mediterrânico ou mesmo escandinavo - e claro, o contexto português.
Aliás, a tónica de todo o Encontro é essa: salientar o contributo único das Gaitas e dos Gaiteiros de Portugal, para a grande diversidade de instrumentos do género em todo o mundo.



Precisa do plug-in de Flash Player para ouvir o som - www.macromedia.com


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados