Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

Principal » Notícias » Kurt Schindler
.

Kurt Schindler (n. Berlim, 17 Fev. 1882; m.
Nova Iorque, 16 Nov. 1935).

Espaco.gif (821 bytes)
Fonogramas de Kurt Schindler (campanha de 1932, em Trás-os-Montes)
 
1 Tonada de Gaita-de-fole e Laço de Paloteo
2 Tonada de Gaita
3 Toque de Castanholas e Gaita
4 Lhaço
5 Lhaço + Marcha Real espanhola
6 Alvorada, Tuizela (Bra.)
7 Habas Verdes (Mir.)
8 Partiram do oriente três Reis (Mir.)
9 Vinde e adoremos (Mir.)
10 Officios d'aprender (Cer.)
11 Se tu quiés que t'anrrame la puorta (Mir.)
12 Habas Verdes (Mir.)
13 Partiram do oriente três Reis (Mir.)
14 Vinde e adoremos (Mir.) + Officios d'aprender (Cer.) + Se tu quiés que
t'anrrame la puorta
15 Pr'aquella cañada (la lhiebre) + O touro desta vila (Cer.)
16 Canário (Cer.)
17 Se quiés ir a culher rozas (lhaço, Cer.)
18 Ao lugar de Freixeneda (lhaço, Cer.)
19 Cabalhero, que quieres de mi (lhaço, Cer.)
20 Que un son palomba, madre (lhaço, Cer.)
21 Mirundun (lhaço, Cer.)
22 Los mandamientos do vinho (Manuel Maria Caleio, Cer.)
23 Los mandamientos do vinho (Manuel Maria Caleio, Cer.)
24 Ya la berde rretamar + El vilhano de Zamora + el padre de António +
Por la puente de Dinguelendeira (Lhaços, Cer.)

(Bra: Bragança; Cer: Cércio; Mir: Miranda)
Espaco.gif (821 bytes)

Kurt Schindler
As gravações portuguesas de 1932

O musicólogo de origem alemã Kurt Schindler (naturalizado norte-americano), empreendeu na década de 30 do século XX uma série de prospecções etnográficas em Espanha e Portugal, que resultaram num espólio fonográfico relativamente pouco conhecido.
Numa colecção com um total de 987 fonogramas, 24 foram gravados em Portugal, abrangendo sobretudo a região de Trás-os-Montes, em Bragança e Miranda do Douro. Entre estas gravações encontram-se alguns dos primeiros registos sonoros de canções e de gaitas-de-fole  que ainda hoje podem ser ouvidas, com formas muito semelhantes, 75 anos depois.
Hoje, graças à amável colaboração da Fundação Joaquin Diaz, a Associação Gaita-de-foles disponibiliza os fonogramas portugueses na Internet, para todos os interessados.

Biografia de Kurt Schindler
(por Israel Katz)
Compositor, director de coros e de ópera, e musicólogo norte-americano de origem alemã. Realizou as primeiras gravações de campo de música tradicional em Trás-os-Montes em 1932.
Iniciou os seus estudos em piano, teoria e direcção, tendo prosseguido a sua formação em musicologia na Universidade de Berlim com Carl Stumpf e Max Friedländer que lhe despertou o interesse pelo universo da "música folclórica", em especial pela "canção folclórica" alemã. Depois de desenvolver a sua carreira como compositor e de se ter destacado como maestro de coros e de óperas em Estugarda, Würzburg e ainda na ópera de Berlim - onde foi assistente de Félix Mottl e Richard Strauss - foi convidado em 1905 para dirigir a orquestra da Metropolitan Opera House de Nova Iorque, função que desempenhou até 1909.

No mesmo ano fundou o MacDowell Chorus (coro feminino), que, por sugestão de Gustav Mahler, foi transformado num coro misto de 160 vozes passando a designar-se Schola Cantorum of New York, agrupamento que dirigiu até 1926. A introdução, a partir de 1918, de música folclórica europeia (especialmente de obras corais espanholas) no repertório do Schola Cantorum, levou-o a merecer o respeito e a admiração dos compositores espanhóis, expressa em 1919 numa homenagem que o Orfeó Grancienc lhe prestou em Barcelona. Aproveitou a estada de 3 meses para percorrer a Espanha. Em 1922, foi nomeado presidente honorário da Fiesta Musical Bienal da Catalunha e foi convidado por Manuel de Falla a assistir ao Consuro de Cante Jondo em Granada. Em 1929 (Out. - Dez.) realizou o seu primeiro trabalho de campo recolhendo canções na província de León.

Em 1930 (meados de Jul. a fim de Set.) recolheu canções e melodias para dança nas províncias de Soria, Logroño e Burgos. Em 1932 (Ago. - Nov.), com uma bolsa da Columbia University (Nova Iorque), realizou outro trabalho de campo nas províncias de Salamanca, Santander, Asturias, Ávila, Cáceres (com Ángel del Rio, Federico de Onís e Eduardo M. Torner) e em Trás-os-Montes (com Raúl Teixeira e Firmino Martins), nos concelhos de Miranda do Douro e Vinhais onde recolheu principalmente romances e laços. As suas recolhas foram publicadas postumamente (Schindler 1991/ 1941), sob a coordenação de Federico de Onís. Das 987 canções coligidas, gravou 370 recorrendo a um Fairchild Recorder.

Cópias do seu espólio estão arquivadas na Fonoteca do Instituto de Filologia do CSIC em Madrid, representando a maior colecção de gravações de campo efectuadas em Portugal e Espanha antes da Guerra Civil Espanhola.
Israel Katz

Obra Literária
Schindler, Kurt (1991/1941) Música y Poesía Popular de España y Portugal. Edição fac-similada. Salamanca: Centro de Cultura Tradicional, Diputación de Slamanca / Nova Iorque: Hispanic Institute, Columbia University.

Bibliografia
Katz, Israel J. (1991) "Kurt Schindler: La aventura individual y colectiva de un cancionero", in Israel J. Katz e Miguel Manzano Alonso (coord. ), Kurt Schindler: Música y poesía popular de España y Portugal. Salamanca: Centro de Cultura Tradicional, Diputación Provincial.
Katz, Israel J.; Castro, Zília Osório de (1998) "In the Footsteps of Kurt Schindler: The Portuguese Fieldwork", in Samuel G. Armistead, et al., Cancioneiro tradicional de Trás-os-Montes. Madison, Wisconsin: Hispanic Seminary of Medieval Studies.



Agradecimentos: Fundação Joaquin Diaz; Domingos Morais; Salwa El-Shawan Castelo Branco; António Tilly; Pedro Félix e Rui Cidra.


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados