Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Meninos Cantores
.


Logotipo da Candidatura da Cultura Imaterial Galego-Portuguesa a Património da Humanidade.

 

Website
Informações, fotografias, músicas e muito mais, na página interactiva dos Meninos Cantores: www.meninoscantores.com
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Meninos Cantores
U
m Património para o Futuro


A candidatura recente da cultura imaterial Galego-Portuguesa a património  da Humanidade pela UNESCO, gerou diversas iniciativas destinadas a apoiar essa candidatura, que envolveram várias instituições em Portugal e na Galiza. Uma dessas iniciativas envolveu escolas e crianças dos dois países: os Meninos Cantores. Agora, esse projecto está registado e disponível em Livro-Disco (Livro, CD e DVD).

A origem

Meninos Cantores é um trabalho com o património musical galego-português, abordado por crianças, jovens, professores, músicos e artistas galegos e portugueses. Trata-se dum processo de criação, recriação e abordagem da tradição musical levada às escolas e transmitida a partir das aulas de escolas portuguesas e galegas.

A Candidatura de património Imaterial Galego-Português é o marco de referência em que se desenvolveu todo este trabalho. A iniciativa das escolas galegas e portuguesas, a partir da experiência de comunicação Ponte…Nas Ondas! é um exemplo para a Galiza e para Portugal. Uma experiência pioneira no trabalho com o património oral e imaterial que foi capaz de promover uma candidatura apresentada perante a UNESCO para que se reconheça a cultura galego-portuguesa como Obra-Mestra da Humanidade. Os Meninos Cantores cantam para que isto seja uma realidade. Temos Património, temos futuro.

O Livro-Disco
O Livro tem 98 páginas a cor com letras, textos, desenhos e fotografias, o CD tem 28 temas musicais, com pistas interactivas e o DVD contém um documentário de 60 minutos ("como se fez"), o documentário “Um Património para o Futuro” de 60 min., mais 17 vídeo-clips e karaoke. Este projecto contou com as colaborações de Suso de Toro e Uxía Senlle e está disponível em galego-português, castelhano e inglês.

Património Imaterial Galego-Português
A semente do projecto de Meninos Cantores foi a apresentação, perante a UNESCO, pela Associação Ponte…Nas Ondas!, da Candidatura a Património Imaterial da Humanidade das Tradições Orais Galego-Portuguesas. Uma parte essencial deste património é a música. Aqui é onde entram em acção o estúdio Casa de Tolos e a marca PAI-MÙSICA.
O objectivo deste disco é apoiar a Candidatura apresentada por Ponte…Nas Ondas! através duma mostra do nosso património musical comum. 
O principal âmbito de trabalho de Ponte…Nas Ondas! são as escolas porque nelas reside o futuro deste património: as novas gerações.
Os professores de música das escolas convidadas para concretizar este projecto foram aliados imprescindíveis e principal suporte de todo o trabalho realizado tanto nas aulas como fora delas. Eles recriaram o património musical de Portugal e da Galiza e também gravaram composições contemporâneas.

O processo



A partir duma escolha de temas, músicos das duas margens do Minho colaboraram nos arranjos e nas adaptações. Quando tudo estava pronto começaram as gravações, umas nos estúdios, outras nas respectivas escolas. O projecto foi concebido como uma viagem por um território com um património imaterial preparado para mostrar ao resto do mundo.
Pelo caminho surgiram novas ideias: vídeo clips para incluir no DVD e ao mesmo tempo a visualização do projecto e dos verdadeiros protagonistas, karaokes, "making of", etc..
O compromisso com a Candidatura do Património Imaterial Galego-Português foi reforçado com a gravação do documentário “Um Património Para o Futuro”, gravado nas escolas e nas respectivas localidades, com a colaboração da comunidade escolar, num magnífico exemplo de transmissão deste património às novas gerações. 
O ponto mais alto deste trabalho devia ser um tema que pudesse ser interpretado por todos os participantes. A cantora galega Uxía Senlle encarregou-se de compor uma letra que sintetiza o espírito de Meninos Cantores, Mais Perto, tema que tem música de Segundo Grandío e que mostra os ecos da nossa língua nas vozes dos meninos portugueses e galegos. A gravação do vídeo clip na Ponte mais antiga que liga Portugal e a Galiza foi um dia que passará à história!...

Suso de Toro
“As velhas palavras dos camponeses, o latim que ainda sobrevive e continua a maldizer e a cantar, cantares de amor. Canto de amor entre Portugal e a Galiza. As mesmas palavras, um, dois, com que contam essas vozes de meninos, dez, vinte, nas que cantam essas vozes de meninos.”

Uxía Senlle
"Façamos pontes nas ondas
Façamos pontes no ar
Aproximemo-nos mais perto 
Galiza e Portugal

Ouvi ao longe 
Milheiros de vozes
Senti mais perto
Galiza e Portugal"



 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados