Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Palheta Bendita
.

Patrícia Cela (Xistra de Coruxo)

 

Programa

Construção e Afinação de Palhetas de Gaita-de-fole
com Patrícia Cela (Xistra de Coruxo)

Percussões do Minho
com Manuel Lima (Os Divertidos) e Tiago Soares (Toque de Caixa)

Percussões de Trás-os-Montes
com Alexandre Meirinhos (Galandum Galundaina)

Exposição
"Zés Pereiras entre Douro e Minho"

Encontro de Gaiteiros
Jantar Convívio e Serão Gaiteiro

Inscrição
12.5€ (até 11 de Dezembro)
[email protected]
917883031 ou 962568471

Organização

Associação Cultural Tirsense
Gaiteiros da Ponte Velha


Apoios
Associação Amigos do Sanguinhedo
Gaiteirus.com
Associação Gaita-de-foles

Mais informações:
www.palhetabendita.com

 

 
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Palheta Bendita
Exposições, Oficinas e Convívio para Tocadores de Gaita-de-fole e Percussão Tradicional
Santo Tirso, 16 de Dezembro de 2006


A Associação Cultural Tirsense organiza no próximo dia 16 de
Dezembro a segunda edição do Palheta Bendita, evento que este ano dará uma atenção particular ao processo de construção de palhetas para gaita-de-fole, à percussão tradicional do Minho e Trás-os-Montes e claro, ao convívio de gaiteiros e percussionistas.

O programa da edição deste ano pretende dar uma resposta às
exigências de afinação dos tocadores de gaita-de-fole, assim como
tenciona fomentar um maior conhecimento das percussões minhotas e trasmontanas: caixa de rufo, bombo, castanholas, trancanholas e pandeiros.

Das actividades constam uma oficina com Patrícia Cela, mestre
palheteira galega ("Xistra de Corucho"), oficinas de percussão do Minho e Trás-os-Montes com Manuel Lima do Grupo Zés-Pereiras “Os Divertidos”, Tiago Soares dos "Toque de Caixa" e Alexandre Meirinhos dos "Galandum Galundaina". A par das oficinas decorrerá uma exposição; “Zés-Pereiras no Entre Douro e Minho” onde são
dadas a conhecer representações iconográficas do passado assim como as diversas práticas culturais destes conjuntos.

À noite o evento encerrará com um jantar convívio entre todos
os participantes e posteriormente haverá um serão gaiteiro aberto a
todos os que queiram associar-se à festa.

Patrícia Cela
Patrícia Cela iniciou os seus estudos de gaita com o gaiteiro de Vigo Juan Gonzalez e mais tarde com Antón Corral, mestre com quem posteriormente aprendeu as técnicas de construção de palhetas na Universidade Popular de Vigo, instituição onde vem a obter a licenciatura em luthería de instrumentos populares galegos. Esta construtora e mestre palheteira é ainda elemento do grupo de música tradicional galega Xistra de Coruxo e do quarteto de fusão trad-jazz Caramuxo.

Manuel Lima

Manuel Lima é membro do grupo de Zés-P'reiras “Os Divertidos” de Delães, Vila Nova de Famalicão. Manuel Lima herdou do pai, João Pereira Lima, a regência dos “Divertidos” e desde então tem executado a sua actividade com a ajuda de familiares e amigos entre os quais o seu filho mais velho, Ricardo Lima. Os grupos desta freguesia distinguem-se dos demais Zés-P'reiras por apresentarem uma formação de tipo "charanga", onde entram várias gaitas, clarinetes, caixa a tempo, caixa a contratempo e bombo. Tal como muitos tocadores tradicionais, além de gaiteiros e clarinetistas, estes dominam igualmente a percussão, demonstrando as polivalências dos elementos destes agrupamentos.

Alexandre Meirinhos
Alexandre Meirinhos é um músico que deu continuidade a uma tradição familiar de percussionistas em Terras de Miranda. Natural de Fonte de Aldeia, desde cedo contacta com os meios musicais da tradição do leste transmontano já que esta é a mesma aldeia do seu avô Alfredo Ventura, um dos caixeiros mais requisitados pelos antigos gaiteiros e destacado construtor de pandeiros. Alexandre Meirinhos é membro dos Galandum Galundaina, grupo que tem recuperado bastantes temas da região com base na ligação à tradição musical dos seus elementos e na investigação de temas antigos. Teve formação em percussões na Escola de Jazz do Porto e é licenciado em educação musical pela Escola Superior de Educação de Bragança.

Tiago Soares
Tiago Soares é um portuense que desde criança teve contactos com a animação de rua e, consequentemente, com os ritmos mais tradicionais. Teve aulas com a galega Maria Xosé Lopez e, no presente, é aluno na classe de percussão com o professor Joaquim Alves. Está ligado ao teatro de rua frequentando o último ano do curso de interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo. Faz parte de vários projectos musicais com os quais colabora regularmente destacando-se os Toque de Caixa, Gaiteirus.com, Gaiteiros da Ponte Velha e Pé na Terra.



 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados