Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Raízes do Som
.

Projecto e informações:

raizes-do-som.blogspot.com


Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Raízes do Som: o passado revisitado.
Oficinas de Canto - Viola Campaniça - Gaita de Foles - Adufe - Percussão - Música e Tecnologia

Évora, de 15 a 24 de Abril

Está para breve o 1º Encontro de Música Tradicional de Évora - Raízes do Som, organizado pela SOIR Joaquim António de Aguiar. Com este evento, o objectivo é abrir as portas da cidade à música de outros tempos e outros lugares. Contamos com a participação de todos os eborenses nesta revista aos sons do passado, revisitados pelo universo musical contemporâneo.

Este projecto resultou da necessidade de reflectir sobre o nosso património cultural, nomeadamente o património da musicologia tradicional portuguesa. É um projecto inovador, na medida em que poderá proporcionar a aproximação a um género de música que importa preservar e promover e que já teve um papel preponderante num contexto mais rural.

A abordagem a este tipo de música e às práticas rituais e culturais a ela associadas, poderá contribuir para o conhecimento da cultura de transmissão oral, das raízes das tradições rurais, permitindo, por sua vez, reflectir sobre as bases da nossa identidade e património.

Através desta iniciativa procuramos demonstrar qual a situação actual da música tradicional e tirar algumas conclusões quanto à sua revitalização e às várias formas e funções que foi conquistando nas sociedades contemporâneas. 

Pretendemos através das várias actividades, como os workshops, seminários, exposições, projecções de filmes documentários, concertos e animações de rua, criar um novo espaço para a música tradicional, permitindo, por um lado, a sua integração na sociedade actual e por outro, a possibilidade do seu ressurgimento e revitalização.

Esta iniciativa reúne, num só encontro, espectáculos de música, exposições sobre instrumentos tradicionais, seminários onde se abordará a problemática da possível integração das tradições nas sociedades contemporâneas e será um espaço de encontro entre músicos profissionais e tocadores, para os quais a música tradicional fez parte integrante da sua vida.

Queremos trazer a Évora, sons de outros lugares, que irão emprestar ao encontro uma dimensão nacional e internacional. As várias actividades serão realizadas na nossa cidade, mas não servirão apenas a população local, na medida em que os participantes, músicos, formadores, conferencistas e animadores, e o público em geral virão também de várias zonas do concelho, do país e até da vizinha Espanha. 

Teremos tocadores, cantadores e grupos de música que de uma forma mais erudita ou mais tradicional demonstrarão as sonoridades deste género musical. Estarão presentes investigadores; formadores e construtores que apresentarão as técnicas e a construção de alguns instrumentos musicais, através dos workshops. Documentaristas e outras personalidades ligadas ao cinema responsabilizar-se-ão pelos debates em torno de documentários sobre o tema e animadores dinamizarão as várias actividades de rua.


O Som em Datas

O Raízes do Som inicia-se no dia 15 e termina a 24 de Abril.
A abertura do encontro será feita pela Associação Cultural do Imaginário, com um espectáculo de rua que incluirá performances de gaita, bombo, tambor e cabeçudos.

O início deste espectáculo está previsto para as 17:30 horas e terá como palco priveligiado a Praça do Giraldo (e seguirá em cortejo para a sede da SOIR).

Libertaremos, oportunamente, os programas do restantes espectáculos. Todavia, podemos já avançar com as temáticas dos workshops.

Assim, disponibilizaremos à população 6 sessões distintas: Oficina de Canto (Cantares de Évora); Viola Campaniça, promovida por tocadores de Castro Verde; Gaita de Foles; Adufe (Adufeiras de Monsanto); Percussão; Música e Tecnologia (Wladimiro Garrido).

Estas oficinas ocorrerão em diversos locais, em datas e horários a anunciar brevemente.

Todavia, solicitamos os interessados em participar, que se inscrevam desde já, podendo fazê-lo através de um mail enviado para [email protected].

No mail devem constar os seguintes elementos: nome, idade, morada, telefone/telemóvel e e-mail, alertando para a oficina em que se pretende inscrever.

As inscrições estão abertas!


 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados