Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Re-Elabora-Sons
.
Espaco.gif (821 bytes)

 

Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Re-Elabora-Sons
Espectáculo do Conservatório de Música Tradicional e Folque de Lalín. 
Auditório Municipal de Lalín (Galiza)
28 de Maio às 21 horas




"A música e os sonhos são as minhas armas mágicas. Mas por música não deve entender-se só aquela que se toca, se não também aquela que fica eternamente por tocar". Fernando Pessoa.

Os alunos e professores do Conservatório de Música Tradicional e Folque de Lalín apresentam no dia 28 de Maio o seu primeiro espectáculo "folk", “Re-Elabora-Sons”, uma iniciativa nova onde o público poderá apreciar a integração de várias linguagens artísticas, resultantes do trabalho de ensino e pesquisa de música tradicional galega levado a cabo por esta instituição (que tem colaborado activamente com outras instituições portuguesas também dedicadas ao universo da música tradicional; como a D’Orfeu, mais recentemente). Um espectáculo actual, jovem e dinâmico onde se integram a imagem, a música, o baile e a palavra, construído a partir da criatividade e formação dos músicos desta escola, desenvolvido e apoiado por grandes nomes da música galega, como a sobejamente conhecida Uxia Pedreira ou Guadi Galego e Quim Farinha (Berrogüetto), Edelmiro Fernandez, entre muitos outros.

Re Elabora Sons (R.E.S.) é o espelho do C.M.T.F. de Lalín, um centro vivo com interesse pela música, cenografia, as letras das canções, o desenho gráfico, o património imaterial galego, o vestuário, a ornamentação, o audiovisual...é dizer, um espectáculo que reflecte as inquietações da juventude galega deste novo século e a gestão e recriação constante da sua identidade. 

Dirigido por Uxia Pedreira e Xurxo Troncoso, este evento é apoiado e arranjado musicalmente pelos professores do CMTF : Pedro Pascual, Oscar Fernandez, Roberto Sala, Edelmiro Fernandez, que orientam as contribuições de cada aluno no espectáculo final. 

“R.E.S.” conta ainda com a participação de grandes nomes da música“folk” galega como são Guadi Galego e Quim Farinha dos “Berrogüeto” (grupo nomeado como melhor artista “folk” para os Grammy) que prepararam para esta ocasião duas canções com alunos do C.M.T.F., acompanhados pelo guitarrista Ramón Feáns.

Um total de 35 músicos darão vida a um espectáculo contemporâneo, com imagens postas em cena, em simultâneo, pelo artista Isaac Cordal (video jockey) que relembram a música feita nos anos 60 e 70 por galegos: tipos do país, festas populares, cartas postais, etc, misturam-se com a obra visual de Isaac Cordal e o reelaborar de imagens e sons, num espectáculo que inclui professores e alunos de Gaita-de-fole, Acordeões, Sanfonas, Requintas, Violinos, Oboé, Percussões e Vozes.


O repertório de Re-elabora-sons é variado e vindo de diferentes fontes documentais; desde a composição actual, até aos temas mais clássicos da música galega. Em Re-elabora-sons a música tradicional e “folk” é levada à cena com toda a emoção e dedicação que envolve esta nova geração de músicos galegos.



Instrumentação e músicos: 
Gaitas: Edelmiro Fdez, Rocio Maril, Pablo Pardo, Fernando Pérez, Aguntín Lorenzo, Luis Miguel San Marco, Manolo Fernandez e Xián Herrera 
Sanfonas: Pablo Cid, Gutier Alvarez, Oscar Fernandez 
Acordeões diatónicos : Félix Castro, Carlos Quintá, Pedro Pascual 
Requintas: Pablo Pardo, Benjamín Gonzalez, Martín Souto, Roberto Sala, Xan Herrera.
Vozes: Pilar Gonzalez, David Salvado, Xan Herrena, Patricia Gonzalez, Inés Portela, Amparo Buxán, J. Manuel Seoane, Isabel Martinez, Cheché Comoxo, Azucena Perez, Carlos Peón, Beatriz Diaz. 
Violinos: Azucena Castro , Maria Garcia, Quim Farinha. 
Oboé: Benjamín Otero.
Percussão: Xurxo Troncoso, Patrícia Gonzalez , Pilar Gonzalez / Convidadas: Begoña Villar, Natalia Infante, Andrea Coego.
Baile: Patrícia Gonzalez, Isabel Martinez, Pilar Gonzalez.

Ficha técnica:
Guião e direcção: Uxia Pedreira / Xurxo Troncoso.
Produção: Pilar Araújo.
Direcção: Roberto Sala.
Arranjos musicais: Oscar Fdez, Pedro Pascual, Roberto Sala, Edelmiro Fdez, Uxia Pedreira, Guadi Galego,Carlos Quintá, Ivan Garcia, Benjamin Otero. 
Vestuário: David Salvado.
Arquivo Imagens: Ramom Pinheiro / Uxia Pedreira. 
Pesquisa de Imagens: Olimpio Giraldez / Pedro Pascual / Oscar Fdez 
Video Jockey: Isaac Cordal 
Sons e luminotecnia: Kachet.
Colaborações: Guadi Galego, Quim Farinha de Berroguetto, Ramón Feáns.





 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados