Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « II Encontro de Tocadores
.

 

1º Encontro: Crónica

Breve Crónica do I Encontro de Tocadores, por José Miguel Barros, no site At-tambur.com. »
  Dúvidas?

Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos adicionais, contactos:
E-mail:
[email protected]
Telefone:
91 763 8023

 

Para Ouvir

Registos sonoros recolhidos no estúdio de gravação da edição de 2002, disponíveis para download, em mp3. »
  Fotografias  
Imagens das várias oficinas do primeiro Encontro. »

II Encontro de Tocadores
Ao encontro da música tradicional e dos seus instrumentos

Nisa, dias 9, 10 e 11 de Maio de 2003
 
Encontro Actividades Instrumentos Programa Inscrições

Opinião
O que foi para si o II Encontro de Tocadores?
Esteve lá? Deixe-nos a sua opinião sobre o Encontro de Tocadores.
As experiências, o valor do encontro, as pessoas, os momentos, que importância teve este encontro para a recuperação da música; tudo aquilo que quiser partilhar sobre a sua experiência e a sua opinião.
Deixe a sua opinião no Formulário abaixo, ou envie um e-mail para [email protected]. Os textos resultantes serão publicados neste site.


...............................................................................................................................

Miguel Pedreira - Almada
Lá estive, como voluntário, naqueles que, para mim, foram três dos dias que mais me enriqueceram musicalmente, pela diversidade, acessibilidade e disponibilidade dos mestres. Foi cansativo mas extremamente gratificante e, principalmente, foi bonito ver uma plataforma de várias associações congéneres a trabalhar para um fim comum. Sem dúvida, um exemplo a seguir e a observar pelo estado, ministério da cultura em particular. Sim, porque a cultura tem de ser espontânea, não uma forma pré-concebida e para consumo imediato. Nisso, o ET II foi um belo exemplo de cooperação e associativismo, termo tão em desuso ultimamente (infelizmente!). Também concordo que as refeições devem passar a ser feitas numa cantina comum, como a do Andanças (mas com a fantástica qualidade que teve o "nosso" refeitório em Nisa!), para aumentar o convívio. A zona de Nisa é espectacular e as actividades paralelas também deviam ser mais promovidas, bem como a mostra de documentários e as fantásticas gravações no cine-teatro a que tive oportunidade de assistir! Na tarde de Domingo podia também acontecer uma espécie de actuação comum, com todos os alunos a mostrarem o que aprenderam durante o encontro, mesmo que "deafinados". Seria um grande incentivo! Pequenas sugestões para uma (ainda) melhor organização em 2004. Lá estarei!

Francisco Madeira Lopes - Santarém
IMPECÁVEL!!! Apesar de só ter estado na 6ª feira e no sábado de manhã, adorei e dá para imaginar o que terei perdido por não ter ficado até ao fim ... Enfim, talvez para o ano. Concordo plenamente com o que já alguém disse em relação às refeições deverem ser num mesmo espaço para todos. Agradeço ao Sr. Aureliano Ribeiro a disponibilidade e paciência, bem como ao Alberto Jambrina Leal pelo facto de me terem criado um novo vício: a flauta de tamborileiro! Quero ainda agradecer à organização por ter posto de pé este evento, proporcionando o excelente espaço de aprendizagem, troca de experiências e convívio que, para mim, foi este II (para mim primeiro ...) Encontro de Tocadores. Até à próxima e obrigado.

César Prata

Caros amigos,
Estive lá e gostei. Pela possibilidade de contactar com várias dimensões da música tradicional: as oficinas, os músicos, os construtores, as gravações. Penso que poderiam melhorar os seguintes aspectos: haver uma programação de documentários; conseguir uma feira maior, com mais stands. A ideia de divulgar as gravações na net é fantástica. Já tenho as do I Encontro e fico a aguardar as do II Encontro. Isto é um verdadeiro serviço à cultura e à música tradicional.
P'ró ano lá estarei.
Um abraço, César Prata

Mário Murça - Meda

Gostava de dar os parabéns a todos os que participaram no encontro. Foi uma experiência espantosa em todos os aspectos. Gostaria de agradecer de uma forma especial às pessoas da Associação Gaita de Foles pela sua dedicação e simpatia. Agradeço em especial ao Vitor,ao Mário, ao André e ao Paulo pela disponibilidade. Vão dando notícias de outros encontros.
Um abraço.

Nuno Fontes - Lisboa
Antes de mais Parabéns a todos pela iniciativa. Este foi o meu 2ºano e só posso dizer que o nível manteve-se, ou seja, altamente! Este encontro é muito importante para os músicos porque lhes dá o essencial - prática do instrumento.
De resto, acho que o encontro até melhorou em alguns aspectos, nomeadamente a nível da presença de construtores e no maior número de oficinas. O que já foi dito em relação ao local das refeições, é verdade, e merece ser revisto.
Espero para o ano regressar, e lembrem-se que há outros instrumentos à espera como o cavaquinho, sarronca,caixa, bombo, armónio, outras violas...
Um agradecimento especial ao Artur Fernandes e ao Bernardo Póvoa (oficina de concertina) pelo seu humanismo inestimável e por nos inspirarem a continuar.

André Neves Ventura - Almada
(Pivot da oficina de Gaita de Foles)
Do ponto de vista do público, foi bastante interessante a forma como novos e velhos se juntaram nesta festa da música, todos tocaram, todos dançaram e mais importante, todos aprenderam e todos ensinaram. Gostava que o local para as refeições fosse comum a todos os participantes do festival (desde alunos a pivots sem excepção), tipo cantina que poderia funcionar com senhas. Os bailes correram muito bem só um pequeno pormenor a melhorar - os atrasos e as interrupções: no caso de sábado, foi um pouco desmotivante a maneira como um baile que estava a correr tão bem foi interrompido por tempo indeterminado para dar lugar a um concerto na igreja, com poucos tocadores, mais fechado, mais elitista e não era esse o objectivo do encontro, era o contrário.
Do ponto de vista do pivot, era óptimo se as oficinas pudessem começar e acabar com horários desfasados (ex: começarem às 9.30 / 10.30 / 11.30 e assim sucessivamente e terminarem da mesma maneira) o que permitiria que os próprios pivots também pudessem ser alunos de outros instrumentos que certamente lhes interessam.
Foram muito bons estes dias e espero que se voltem a repetir e sempre melhores.
PARABÉNS a todas as associações, aos pivots,aos alunos, aos músicos convidados ou não, ao público e essencialmente à população nisense que nos acolheu a todos de braços abertos.
Viva a música tradicional !!!

Alberto Jambrina Leal - Zamora, Espanha

(Pivot da oficina de Flauta de Tamborileiro).

Um forte saúdo para todos os tocadores que estiveram em Nisa, eu gostei muito de conviver e ensinar na minha oficina de flauta de tamborileiro, os inscritos foram uns aguerridos (valentes) pela dificultade dos dois instrumentos tocados ao mesmo tempo, eu penso que se obtiveram resultados sonoros respeitáveis.

Carlos Pedro Ferreira Alves - Torres Vedras
Nisa - local bem escolhido, terra de gente boa, onde nos podemos sentir em casa. Oficinas - estive na de Campaniça e gostei muito, não só do que aprendi, mas também do convívio/relação entre os participantes e também com os "professores" (a alegria do Pedro Mestre e a jovialidade do Ti Manel deram-me ânimo e levantaram-me o astral). Bailes - super informais, divertidos, grande qualidade, momentos inesquecíveis, toda a gente chegava e tocava ou dançava.
Organização - Parabéns e Obrigada.
Só faltou uma coisa: seria melhor se houvesse uma "grande tasca" que servisse as refeições perto do secretariado, pois permitiria mais contacto entre os participantes e, certamente, momentos de gastronomia musical muito portuguesa.


  A Sua Opinião
  Nome
  E-mail
  Localidade
     
 
Comentário:
 
      

 

 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados