Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles - Portuguese Bagpipe Society .'.
gaita - bagpipe - cornemuse - zampogna - dudelsack - bock - gaida - phìob - biniou - mezoued -zucra - duda - pipe - sackpipa
  Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola | Comprar | Orquestra de Foles Documentos  | Contactos

« Principal « Notícias « Tocadores Brasil
.

Cartaz do evento

Olaria Cultural

A Olaria - Projetos de Arte e Educação está sediada em Curitiba, Paraná, e foi criada em 1999, com o objetivo de desenvolver e participar de projetos artísticos e educacionais

Espaco.gif (821 bytes)

Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)
Espaco.gif (821 bytes)

Tocadores: Homem, Terra, Músicas e Cordas
Música Tradicional Brasileira, Documentários e Palestras, com Lia Marchi.
Lisboa, Évora e Águeda, de 18 a 20 de Maio.



A Associação Pédexumbo, em colaboração com o Instituto Camões, Associação D'Orfeu e o Centro de História de Arte da Universidade de Évora, está a organizar uma série de palestras sobre o tema "Tocadores: Homem, Terra, Músicas e Cordas", que será proferida por Lia Marchi, Luis Stein e Zig Koch e acompanhada pela projecção de dois documentários realizados no âmbito do trabalho de investigação levado a cabo em localidades do Brasil Central (Estados de Minas Gerais, Goiás e Entorno do Distrito Federal) e Litoral Sul (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) . A vinda desta equipa a Portugal tem também como objectivo o inicio de um novo trabalho de pesquisa no âmbito da etnomusicologia.
Estas Conferências e projecção de documentários terão lugar em Lisboa, Évora e Águeda.

Conferência e projecção de dois documentários.

LISBOA- 18 de Maio pelas 18h30 (entrada livre) 
Instituto Camões- Auditório
Rua Rodrigues Sampaio 113
informações: 213 109 100

ÉVORA- 19 de Maio pelas 17h (Entrada livre)
Universidade de Évora
Auditório 4
Colégio Luis Verney
informações: 266 732 504 (Associação pédexumbo)

ÁGUEDA- 20 de Maio pelas 21h30
Fórum municipal da juventude
Praça Conde de Águeda
informações: 264 603 164

1ª Parte:

Exibição dos documentários "Tocadores - Brasil Central" (24') e "Tocadores Litoral Sul" (25') e realização de palestra.

O homem do campo, o seu amor pela música, pelos instrumentos, pela terra e pelas tradições são os condutores para um registro poético e leve que retrata artistas e artesãos da música de tradição oral dos estados de Goiás e Minas Gerais (Brasil Central) e São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Litoral Sul). 

2ª Parte:

Palestra ministrada por Lia Marchi, coordenadora do projecto, abordando os seguintes temas: o rico universo da música de tradição oral e os artistas populares, homens e mulheres que são seus conhecedores e mantenedores; os desafios de realizar o projecto e a pesquisa; as características e a diversidade das regiões do Brasil na vida e na arte dos tocadores; a preservação das tradições e a produção artística; enfrentamentos e continuidades pós- pesquisa.

Este será um de uma série de três eventos que acontecerá na terceira semana de maio, com a exibição dos documentários média metragem Tocadores - Brasil Central e Tocadores - Litoral Sul. 

A realizadora deste trabalho, Lia Marchi, virá a Portugal para divulgar os resultados do projecto, com o apoio de instituições brasileiras, como o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e o Ministério das Relações Exteriores / Itamaraty e de instituições parceiras em Portugal - Instituto Camões, Associação PédeXumbo e Associação Cultural D'Orfeu. Irão acompanhá-la Roberto Correa e Zig Koch, parte da sua equipa de trabalho.

Os eventos contam com a exibição dos documentários e palestra sobre a realização e à pesquisa desenvolvida pelo projecto e acontecerão dia 18 em Lisboa, no Instituto Camões, dia 19 em Évora, na Universidade de Évora e dia 20 em Águeda, na Associação D'Orfeu. 

O projecto Tocadores e os documentários

"Retratar a alma da gente simples que não reparte connosco a sua sabedoria foi uma das propostas do projecto Tocadores nascido em 1998 e fundamentado numa pesquisa com artistas populares de duas regiões do Brasil: Brasil Central (Entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais) e Litoral Sul (Santa Catarina, Paraná e São Paulo).

O primeiro resultado do projecto foi em agosto de 2002 com o lançamento do livros Tocadores - homem, terra, música e cordas, obra de 336 páginas com mais de 270 fotos, quarenta tocadores entrevistados, versos de folia, partituras de fandango, afinações de violas e rabecas, catálogo de folias. 

Em maio de 2003, um novo resultado também baseado na mesma pesquisa tornou-se realidade na forma de dois documentários: Tocadores - Brasil Central e Tocadores - Litoral Sul, primeira produção audiovisual da Olaria Projectos de Arte e Educação.

Os documentários revelam nas falas e imagens de violeiros, rabequeiros, foliões, fandangueiros, o rico quotidiano desta gente, seu amor pelo instrumento que tocam e muitas vezes constróem, suas relações familiares, devoções, a lida com a terra, e outros elementos que compõe as raízes culturais da música de tradição oral do Brasil."

Lia Marchi


 


Início | Gaita-de-fole | Sócios | Actividades | Notícias | Escola de Gaitas |
Comprar | Orquestra de Foles | Documentos | Equipa | English  | Links | Contactos
Powered by RRMerlin

Associação Gaita de Foles - direitos reservados