Associação Gaita-de-Foles A.P.E.D.G.F. APEDGF
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Publicações impressas

Portugal

ANDRADE, Júlio. Bailhos, rodas e cantorias – Subsídios para os registros do folclore das ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. Edição subsidiada pela Comissão de Recolha e Divulgação do Folclore do Distrito da Horta,1960.

BARRIGA, Maria José. Cante ao Baldão – uma prática de desafio no Alentejo. Lisboa: Edições Colibri, 2003. Inclui 1 CD.

CÂMARA, José M. Bettencourt da. A música tradicional portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. (Coleção O essencial sobre, 57).

_______. Música tradicional açoriana. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1980. (Biblioteca Breve, v. 56).

CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan (Coord.). Portugal e o mundo – o encontro de culturas na música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. (Nova Enciclopédia, 54).

CORTES, Maria Rita Ortigão Pinto. Cancioneiro de Serpa. Serpa: Câmara Municipal de Serpa, 1994.

DIAS, Jaime Lopes. Etnografia da Beira. Lisboa. 1926-1971. 11 v.

DIAS, Jorge. Os elementos fundamentais da cultura portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004. (Coleção O essencial sobre, 6).

DIAS, Tenente Francisco José. Cantigas do povo dos Açores. Angra do Heroísmo: Instituto Açoriano de Cultura, 1981.

GIACOMETTI, Michel. Cancioneiro popular português. Lisboa: Círculo de Leitores, 1981.

GRAÇA, Fernando Lopes. A canção popular portuguesa. 4. ed. remodelada. Lisboa: Caminho, 1990.

LEAL, João. As festas do Espírito Santo nos Açores – Um estudo de antropologia social. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994. (Coleção Portugal de Perto, 29).

LEÇA, Armando. Música popular portuguesa. Porto: Editorial Domingos Barreira, s/d.

LIMA, Fernando de Castro Pires de. A chula – Verdadeira canção nacional. Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho. Gabinete de Etnografia, 1962. (Coleção Cultura e Recreio).

MATOSO, José. A formação da nacionalidade. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986. (O essencial sobre, 3).

MEDEIROS, Carlos Alberto. Portugal, esboço breve de geografia humana. Lisboa: Terra Livre, 1976.

MORAIS, Domingos. Os instrumentos musicais e as viagens dos portugueses. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical/Museu de Etnologia, 1986.

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de. Instrumentos musicais populares portugueses. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Museu Nacional de Etnologia, 2000.

________. Festividades cíclicas de Portugal. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. (Coleção Portugal de Perto, 06).

PEREIRA, Benjamim Enes. Bibliografia analítica de etnografia portuguesa. Lisboa: Centro de Estudos de Etnologia Peninsular, 1965.

PEREIRA, Virgílio (recolha e compilação). Cancioneiro de Cinfães. Porto: Comissão de Etnografia e História série A 8/Junta de Província do Douro-Litoral, 1950.

PEREIRA, Virgílio. Cancioneiro de Arouca. Porto: Junta de Província do Douro-Litoral, 1959.

TOMAZ, Ribas. Danças Populares Portuguesas. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982. (Biblioteca Breve, v. 69).

RIBEIRO, Orlando. A formação de Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1987.

SAMPAIO, Gonçalo. Cancioneiro Minhoto. 2. ed. Porto: Livraria Educação Nacional, 1944.

SANCHIS, Pierre. Arraial: festa de um povo – as romarias portuguesas. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. (Coleção Portugal de Perto, 3).

SARDINHA, José Alberto. Viola Campaniça – O outro Alentejo. Lisboa: Tradisom, 1986. Inclui 1 CD.

_________. Tradições musicais da Estremadura. Vila Verde: Editora Tradisom, 2000. Inclui 3 CDs.


Brasil

ABREU, Martha. O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fapesp, 1999.

ALMEIDA, Renato. A inteligência do folclore. 2. ed. Rio de Janeiro: Americana; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1974.

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte; Brasília: Itatiaia/INL, 1982. 3 v.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore nacional. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1964. 3 v.

AYALA, Marcos; AYALA, Maria Ignez Novaes. Cultura popular no Brasil. São Paulo. Ática. 1987.

_____. (Orgs.). Coco, alegria e devoção. Natal: EDUFRN, 2000. Inclui 1 CD.

BARROSO, Gustavo. Ao som da viola. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro. 1949.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sacerdotes de viola: rituais religiosos do catolicismo popular em São Paulo e Minas Gerais. Petrópolis: Vozes, 1981.

________. Memória sertão: cenário, cenas, pessoas e gestos nos sertões de João Guimarães Rosa e de Manuelzão. São Paulo; Uberaba: Cone Sul; UNU, 1998.

CARLINE, Álvaro. Cachimbo e Maracá: o cantimbó da Missão (1938). São Paulo: CCSP, 1993.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. Matracas que desafiam o tempo: é o bumba-boi do maranhão – um estudo da tradição/modernidade na cultura popular. São Luís: [s. n.], 1995.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11. ed. São Paulo: Global, 2005.

__________. Vaqueiros e cantadores: folclore poético do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

_________. Antologia do folclore brasileiro. 3. ed. São Paulo: Global, 2002. 2 v.

FILHO, Hermilo Borba. Espetáculos Populares do Nordeste. São Paulo: 1966. Coleção Buriti-Desa, v. 10.

FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

LIMA, Rossini Tavares de. A ciência do folclore. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUCAS, Glaura. Os sons do rosário – O congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MARCHI, Lia; CORRÊA, Roberto; SAENGER, Juliana. Tocadores – homem, terra, música e cordas. Curitiba: Olaria Projetos de Arte e Educação, 2002.

MIRANDA, Marlui. (Org.). Ponte entre povos – a música dos índios e a música erudita no Amapá/Brasil. São Paulo: Sesc, 2005. Inclui 3 CDs.

MORAIS FILHO, Mello. Festas e tradições populares do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PACHECO, Gustavo; GOUVEIA, Cláudia; ABREU, Maria Clara. Caixeiras do Divino Espírito Santo de São Luís do Maranhão. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2005. Inclui 2 CDs.

PEIXE, Guerra. Maracatus do Recife. 2. ed. Recife: Irmãos Vitale. Fundação de Cultura Cidade do Recife. 1981.

RAMOS, Artur. O folclore negro no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935.

RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1995.

SANT’ANNA, Romildo. A moda é viola – Ensaio do cantar caipira. Marilia; Unimar 2000.

SOLER, Luís. Origens árabes no folclore do sertão brasileiro. Florianópolis: UFSC, 1995.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos: origens. São Paulo: Art, 1988.

_________. As festas no Brasil colonial. São Paulo: Ed. 34, 2000.

TUGNY, Rosângela Pereira de; QUEIROZ, Ruben Caixeta de. (Orgs.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: UFMG. 2006. Inclui 2CDs.



Compilado e adaptado de Marchi, Lia: "Tocadores Portugal – Brasil:
sons em movimento", Olaria Cultural, 2006. Para mais informações: www.olariacultural.com.br

 


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